Wednesday, May 18, 2005

Jornadas de Maio 2005

Jornadas de Maio 2005

No próximo dia 20 de Maio, decorrerá no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20, na Rua Filipe Simões, 33, Coimbra, um colóquio consagrado ao tema geral O artista e a sua consciência: pregar a Beleza e mais alguma coisa.Este colóquio é coordenado pela Prof. Doutora Teresa Cascudo (no âmbito do projecto "Fernando Lopes-Graça, um século de música portuguesa", financiado pela FCT) As Jornadas de Maio são anualmente organizadas pelo Grupo de Investigação sobre Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, coordenado pelo Prof. Doutor António Pedro Pita do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20. Estão pensadas como um foro de discussão do Grupo de Investigação que, no entanto, está aberto à participação de todos aqueles investigadores interessados nos temas abordados.
O título das Jornadas de Maio de 2005 - «O artista e a sua consciência: pregar a Beleza e mais alguma coisa» - reúne duas citações que remetem para posições antagónicas assumidas por criadores activos no século XX que se colocaram a questão das relações entre a arte e o social, nomeadamente no âmbito da política. Pretende introduzir o debate que vamos manter, ao longo da sexta-feira 20 de Maio no CEIS 20, em Coimbra.
O artista e a sua consciência é o título do livro publicado em 1950 pelo maestro, musicólogo e também compositor René Leibowitz, onde se defende que o compromisso dos criadores deve ser mantido apenas com a sua própria arte. Por seu turno, «pregar a Beleza e mais alguma coisa» remete para o único artigo que o compositor Fernando Lopes-Graça publicou na revista coimbrã Manifesto, em Janeiro de 1936. Aí Lopes-Graça defende que a arte, e portanto a música, deve ser entendida como «actividade de conhecimento» cujo ponto de partida também podia ser o «social».
Programa:
Jornadas de Maio
O artista e a sua consciência: pregar a Beleza e mais alguma coisa
Coordenação: Teresa Cascudo (no âmbito do projecto "Fernando Lopes-Graça, um século de música portuguesa", financiado pela FCT)
20 de Maio de 2005
Programa:
10h30 - António Pedro Pita (FLUC / CEIS 20) "O artista e a sua consciência: pregar a Beleza e mais alguma coisa"

11h - Mesa 1 (moderadora: Teresa Cascudo) "Política, arte y artistas en el siglo XX"
Ángel Llorente (historiador de arte, autor, entre outros estudos, de Arte e ideología del franquismo) "O salazarismo entre a literatura e a política"
Luís Trindade (Universidade Nova / CEIS 20) "O cinema social e os seus problemas"
Paulo Granja (FLUC / CEIS 20)
11h30 - Debate
13h - 15h Intervalo para almoço
15h - Mesa 2 (moderador: António Pedro Pita) "O problema da «trasladação» do sujeito na poesia portuguesa da primeira metade do século XX"
Luís Augusto Costa Dias (BN / CEIS 20) "Crítica, tendencia y propaganda: una antología de textos sobre arte y comunismo"
Juan José Gómez (Editorial Doble J, Sevilla) "A bizarra «Beleza» da música modernista como crítica política: Lopes-Graça e os outros"
Teresa Cascudo (CEIS 20/Universidad de La Rioja) "El proyecto regeneracionista y su influencia en los músicos españoles"
Víctor Sánchez (Universidad Complutense, Madrid)
17h - Debate
17h30-18h Pausa para café
18h - 19h Debate e conclusões

Ecientificos mailing list:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home