Wednesday, October 19, 2005

Bolsa de Investigação

EDITAL

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

Aceitam-se candidaturas a uma Bolsa de Investigação (BI), a atribuir no âmbito do projecto de investigação Nomes e Cores: Pessoa e complexidade identitária na Bahia, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Legislação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, e Regulamento de Bolsas do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Coordenador do Projecto: Doutor João de Pina Cabral.

Duração da Bolsa: 12 meses, com possibilidade de eventual renovação até 17 meses.

Montante da bolsa e modo de pagamento: 980€ ou 745€, consoante se trate de detentores do grau de Mestre ou de Licenciado, com pagamento mensal.

Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Actividades a desenvolver: O bolseiro deverá realizar trabalho de campo etnográfico em Una (BA, Brasil) durante um período de nove meses em 2006, seguindo os temas e metodologias expostas no projecto, assim como apresentar um relatório de trabalho de campo em que se pormenorize o material etnográfico e documental recolhido.

Requisitos de admissão: Licenciatura ou Mestrado em Antropologia e disponibilidade para realização de trabalho de campo na Bahia, Brasil, num período mínimo continuado de 9 meses em 2006

Prazo de apresentação de candidaturas: 8 dias úteis a contar de 22.10.2005, data da publicação de extracto do presente Edital no jornal O Público.

Formalização das Candidaturas: Os candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta demonstrando o interesse nesta área de investigação, acompanhada de Curriculum Vitae pormenorizado, de documento comprovativo da habilitação académica e de fotocópia de bilhete de identidade ou passaporte e ser enviadas para o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Secção de Pessoal e Expediente, Av.ª Professor Aníbal de Bettencourt, 9, 1600-189 LISBOA.

Selecção: A selecção dos candidatos será efectuada por um júri constituído pelo coordenador do projecto e por dois outros investigadores, com base nos seguintes critérios de avaliação:
1.ª fase – Avaliação curricular, sendo excluídos os candidatos que não mostrarem ter o perfil adequado.
2.ª fase – Realização presencial de um texto escrito de uma hora sobre dois artigos antropológicos relativos ao tema do projecto.
3.ª fase – Entrevista aos três melhores candidatos.